sábado, 1 de outubro de 2011

Sustentabilidade, Economia da Cultura, Economia Criativa e Iconomia


A Revista Pesquisa, da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa), do Governo do Estado de São Paulo, publicou matéria sobre os assuntos e está disponível em http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=4518&bd=1&pg=1&lg=.

Destaquem-se:

"Economia da cultura ou economia criativa são termos que, embora não sejam sinônimos, tentam dar conta do promissor casamento entre dois campos: o da economia e o da cultura. Juntos, têm produzido importantes transformações na economia das cidades, já que abrangem as atividades que têm como principal insumo a criatividade humana, envolvendo setores industriais e prestadores de serviços como arquitetura, moda, design, software, mercado editorial, televisão, filme e vídeo, artes visuais, música, publicidade, expressões culturais e artes cênicas."

"O tema é fundamental na discussão atual da sustentabilidade do crescimento brasileiro."


"Iconomia - Há mesmo quem, a partir do desenvolvimento da área, proponha renovar o conceito de economia pelo de “iconomia”. “Se economia tem sua origem em oikos, casa, a iconomia se baseia em icos, que deu origem à palavra ícone. O que gera valor, hoje, não é, como nos modelos econômicos tradicionais, a utilidade da coisa ou a energia gasta em sua construção, mas sim uma construção que combina a coisa, o ser e o símbolo. O conhecimento é sempre algo simbólico, intangível."

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