sábado, 22 de setembro de 2012

PARABÉNS À EQUIPE DA UPE, DO PROJETO PROSA, PELA LIMPEZA DO RIO CAPIBARIBE!

Também, ontem, no dia da árvore, no sexto ano do Projeto de Sensibilização Ambiental (PROSA), 595,5 kg de lixo foram coletados em uma hora e meia, no rio, no centro do Recife.

A coordenação do projeto é da professora Simone Ferreira Teixeira, do Instituto de Ciências Biológicas – ICB, da Universidade de Pernambuco – UPE. Ela também compõe o grupo de docentes da UPE que apoia a instalação das Unidades de Conservação Estaduais, integrando um ou mais dos Conselhos Gestores.

As informações sobre a ação pela limpeza do Rio Capibaribe se encontram no caderno Cidades  - ciência/meio ambiente do Jornal do Commercio de hoje: www.jconline.com.br/cidades.


CIÊNCIA/MEIO AMBIENTE
Capibaribe livre de 600 kg de lixo
texto
foto
Quase 600 kg de lixo foram retirados na tarde de ontem das margens do Capibaribe. A ação fez parte do Projeto de Sensibilização Ambiental (Prosa) da Universidade de Pernambuco (UPE), que alertou a população para a poluição do rio.

Roupas, sapatos, sacolas e até uma placa de trânsito foram coletados nas proximidades da Ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife. O material ficou na calçada enquanto alunos do projeto conversavam com quem passava sobre educação ambiental.
As pessoas que passam e não olham para o rio agora veem a quantidade de lixo que existe e o que estamos fazendo com o meio ambiente, conta Taynã Olímpia, uma das participantes do manifesto.
Muita gente se assustou com o que foi encontrado às margens do curso d-água. A situação é terrível, o Recife está virando um lixo. Acho muito boa a iniciativa, disse a telefonista Izabel Pereira.
Foram 595,5 kg de lixo coletados em uma hora e meia de ação. Neste sexto ano, a equipe do Prosa fez registros fotográficos para acompanhar o tempo que leva para os resíduos se acumularem novamente. Voltaremos aqui nas próximas quatro sextas-feiras para analisar o local, explica a coordenadora do projeto, Simone Teixeira.
No fim do manifesto, o material foi pesado e classificado por tipo. A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) se responsabilizou em passar no local e recolher o lixo coletado.
Nos últimos três anos, a ação retirou 2.561,5 kg de lixo da margem. Só em 2010, em menos de duas horas, foi mais de uma tonelada.
A matéria se encontra em http://jconline.ne10.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário