quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Uma densa reunião do CONSEMA em Taquaritinga do Norte

Grande número de conselheiros participou da LXVIII reunião ordinária do CONSEMA realizada no dia 27 de julho de 2012, em Taquaritinga do Norte, no Agreste Setentrional.

Após a posse de novos conselheiros, foi feita, pelo Major Gildo Tomé, a apresentação do projeto de fortalecimento da 1ª Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente - 1ª CIPOMA e da criação do Batalhão de POliciamento do Meio Ambiente. A apresentação foi seguida de várias intervenções de conselheiros solicitando esclarecimentos e fazendo propostas.

O segundo tema da pauta - Edital do Fundo Estadual do Meio Ambiente (FEMA) nº 01/2012 (Educação para a sustentabilidade no Distrito Federal de Fernando de Noronha - apresentado por Mariana Melo, da SEMAS, também despertou intenso debate, com propostas de aperfeiçoamento. O Presidente do Conselho pediu que as propostas sejam encaminhadas para a SEMAS para que o Edital seja aperfeiçoado e o assunto seja votado na próxima reunião.

O debate sobre o Edital levou à sugestão, aceita pelo Secretário Executivo da SEMAS, Hélvio Polito, de inclusão na pauta da próxima reunião do CONSEMA, de exposição sobre os financiamentos concedidos pelo FEMA.

Em sequência dos temas constantes da pauta, o conselheiro Ricardo Braga, da UFPE, fez exposição sobre o projeto Nascente Viva, desenvolvido pela UFPE e pela Sociedade Nordestina de Ecologia (SNE), sob sua coordenação, com apoio do CNPq e APAC.

Grande parte da reunião, no entanto, foi dedicada à apresentação e discussão das partes mais significativas do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, cuja conclusão representa o cumprimento de obrigação estadual em face da Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada pela Lei Federal nº 12.305, de 2 agosto de 2010.

A Agência CONDEPE-FIDEM distribuiu, durante a reunião, o documento intitulado "Estudos dos impactos dos investimentos na economia pernambucana: Unidades da BR Foods, HEMOBRAS, Estaleiro Atlântico Sul, Petroquímica Suape e Refinaria Abreu e Lima - visão a partir da Matriz Insumo-Produto de Pernambuco - 2005".

Nenhum comentário:

Postar um comentário