segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Ministério Público lança campanha sobre resíduos sólidos

Conforme anunciado na última reunião do CONSEMA/PE de 2012, o Ministério Público Estadual lançou campanha de conscientização sobre a destinação correta dos resíduos sólidos.
A matéria divulgada no dia 14 de janeiro de 2013 no Jornal do Commercio on line traz importantes informações sobre a campanha que buscará alcançar todos os cidadãos. O endereço da matéria é:
http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2013/01/14/ministerio-publico-vai-fiscalizar-descarte-de-residuos-solidos-no-estado-69920.php

A matéria contém informações de cartilha que estará sendo distríbuída, como, por exemplo:


SEPARANDO O LIXO EM CASA

 - Reciclável ou inorgânico

Todo material seco que pode ser reaproveitado como vidro, papel, plástico e metais. No caso de materiais que misturam orgânico e inorgânico como caixas de leite e suco, embalagens de margarina, etc, é recomendado a separação utilizando um pouco de água. Caso o material orgânico esteja grudado à embalagem, não poderá ser reaproveitado.

 - Compostável ou orgânico

A matéria orgânica serve como fertilizante natural e pode ser transformada num processo simples de compostagem feito em casa que diminui a quantidade de lixo. Os materiais são cascas de frutas, verduras,legumes e restos de alimentos.

 -  Rejeitos ou lixo

Todo material que não servir para os outros dois setores é caracterizado como lixo e deve ser descartado.

* Como fazer a compostagem em casa?

1 - Ter dois recipientes de plástico com tampas que travem.
2 - Se tiver solo, retirar o fundo dos recipientes e enterrar o equivalente a 1/3. Para quem não tem, basta colocar um pouco de areia preta no fundo do recipiente.
3 - Fazer furinhos na parte mais alta do recipiente.
4 - Colocar folhas secas no fundo do recipiente.
5 - Depositar a matéria orgânica sempre misturando com as folhas para manter equilíbrio.
6 - Esperar a maturação do composto que forma uma massa homogênea com aparência de uma terra escura.
O processo dura, em média, 2 ou 3 meses. Ele só deve ser feito com matéria orgânica vegetal (restos de comida, casca de frutas). O uso de materiais como carne e laticínios podem trazer mau cheiro e insetos. Estes podem ser enviados na coleta.

* Outros materiais

Produtos eletrônicos como pilhas e baterias devem ser encaminhados ao processo de logística reversa. Vendedores e fabricantes recebem esses produtos e promovem a destinação adequada. O óleo de cozinha não deve ser jogado na pia. O ideal é acumular em recipientes e enviar aos pontos de coleta para que sejam transformados em produtos como biodiesel, óleo para tintas, sabão, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário