quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A reunião do CONSEMA traz novidades sobre a caatinga


A reunião começou com exposição do Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo do Estado de Pernambuco, Sérgio Xavier, também Presidente do CONSEMA/PE, sobre "CONSEMA 2012: desafios, inovações e metas". Em sua palestra, o Secretário, além de discorrer sobre questões básicas relacionadas com a sustentabilidade, enfatizou a necessidade de uma transição para uma economia inclusiva e com prioridade para os "empregos verdes".

Apresentou também uma proposta de criação de um Sistema Estadual de Financiamento da Gestão Ambiental - Finamas e informou sobre a implantação do Sisemas - Sistema Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade.


Nesse primeiro dia da reunião do CONSEMA/PE em Serra Talhada, dedicado à discussão da "problemática ambiental nas mesorregiões do Sertão Pernambucano", entre outros temas, conforme a pauta, dois anúncios sobre a caatinga se destacaram:

a) o Secretário Sérgio Xavier informou aos presentes a criação, ainda neste ano, da primeira unidade de conservação estadual da caatinga (Fazenda Sementeira), no território de Serra Talhada, junto à qual também será criada uma unidade pelo Município;

b) representante do Banco do Nordeste anunciou e convidou a sociedade pernambucana para a "I Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga - A Caatinga na Rio+20", a se realizar em Fortaleza de 13 a 16 de março de 2012. No dia 19 de janeiro próximo se realizará, em Recife, a pré-conferência estadual.

Os presentes também foram informados sobre as atividades, e convidados para participar delas, relacionadas com a "Rio+20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável" , a se realizar no Rio de Janeiro, provavelmente nos dias 20 a 22 de junho de 2012. Os informes foram de representantes do Comitê Pernambucano Pró-Rio+20, que tem página no Facebook para maiores informações.


Tendo havido antecipação da pauta do dia 25 para hoje, deve ser destacada a exposição e debate sobre o tema "Balanço ambiental de Suape", a cargo de Adriane Mendes Mota, da Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente do Complexo Industrial-Portuário de Suape.

O assunto despertou muito interesse e debate em razão do histórico de 40 anos de discussões sobre os impactos ambientais, desde a decisão de instalação do Complexo na região. Somente nos anos oitenta, no entanto, com a implementação da Política Nacional de Meio Ambiente e, sobretudo, com o capítulo da Constituição Federal sobre meio ambiente, medidas começaram a ser adotadas no sentido de se reduzirem e compensarem esses impactos.

Um comentário:

  1. Muito bom! Compartilhando com meus alunos! Sucesso sempre! Clemente

    ResponderExcluir