
"O objetivo da CPRH é financiar propostas voltadas para a identificação, delimitação e proposição de áreas para a criação de unidades de conservação costeiras e marinhas no Estado, a partir do levantamento, sistematização e mapeamento das informações sobre aspectos ecológicos, biológicos, pesqueiros, hidrológicos, meteorológicos, hidrográficos, socioeconômicos e de vulnerabilidade ambiental", explica o diretor presidente da CPRH, Paulo Teixeira.

O Brasil é signatário do tratado da Organização das Nações Unidas voltado para a conservação e proteção da biodiversidade e, como tal, assumiu o compromisso de reduzir, nos País, atividades e práticas que causem impactos negativos na zona costeira e marinha. O Ministério do Meio Ambiente - através da Portaria 9/2007, que trata de Áreas Prioritárias para a Conservação, uso Sustentável e Repartição de Benefícios da Biodiversidade Brasileira, e o Estado de Pernambuco, com a elaboração do Atlas da Biodiversidade, pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Sectec, 2000), incluíram a zona costeira e marinha com áreas prioritárias para conservação. O Brasil tem como meta viabilizar, até 2020, um percentual mínimo de 10% das zonas costeiras e marinhas conservadas em áreas protegidas e geridas com eficácia e equidade, por meio de sistemas ecologicamente representativos. "O Estado de Pernambuco, ao lançar este edital, está colaborando para que a meta seja atingida. É uma iniciativa que endossa o reconhecimento mundial da importância dos ecossistemas costeiros e marinhos".
Em Pernambuco, existem unidades de conservação federais, estaduais e municipais. A Lei 9.931/86, cita Teixeira, definiu 13 áreas estuarinas do Estado de Pernambuco como Áreas de Proteção Ambiental. "A criação dessas áreas foi anterior ao Sistema Nacional e ao Sistema Estadual de Unidades de Conservação, criados através da Lei 9985/2000, e da Lei 13787/2009, respectivamente. Então, está claro que essas áreas precisam ser estudadas e as pesquisas dêem embasamento às estratégias que o Estado deve adotar para a conservação, a delimitação e, inclusive, a definição das categorias de manejo dessas áreas, visando a sua efetiva proteção", explicou.
Os interessados têm até o dia 30 de abril de 2015 para encaminhar os projetos e a documentação, conforme edital, à sede da CPRH (rua Santana, 367 - Bairro de Casa Forte - Recife/PE. CEP 52.060-460, aos cuidados da Secretaria Executiva da Câmara Técnica de Compensação Ambiental). Podem participar do processo organizações não governamentais, associações ou outras instituições sem fins lucrativos e instituições públicas pertencentes à administração direta ou indireta, que desenvolvam ações voltadas ao meio ambiente. O proponente poderá apresentar propostas para quantas Chamadas/Áreas de Abrangência desejar, desde que apresente apenas um único projeto para cada um dos objetos.
ÁREAS PROTEGIDAS NO LITORAL DE PERNAMBUCO
Estaduais:
Áreas de Relevante Interesse Ecológico (Aries) Ipojuca-Merepe - Ipojuca
Áreas de Proteção Ambiental (Apa) de Guadalupe - Tamandaré/ Rio Formoso/ Sirinhaém/ Barreiros
Áreas de Proteção Ambiental (Apa) de Sirinhaém - Sirinhaém/Rio Formoso/Ipojuca
Áreas de Proteção Ambiental (Apa) de Santa Cruz - Goiana/ Itamaracá/ Itapissuma
APAs estuarinas:
APA Estuarina do Canal de Santa Cruz - Itamaracá / Itapissuma/ Igarassu / Goiana
APA Estuarina do Rio Goiana e Megaó - Goiana
APA Estuarina do Rio Itapessoca - Goiana
APA Estuarina do Rio Jaguaribe - Itamaracá
APA Estuarina do Rio Timbó - Abreu e Lima / Igarassu / Paulista
APA Estuarina do Rio Paratibe - Paulista / Olinda
APA Estuarina do Rio Beberibe - Olinda / Recife
APA Estuarina do Rio Capibaribe - Recife
APA Estuarina dos Rios Jaboatão e Pirapama - Cabo / Jaboatão
APA Estuarina dos Rios Sirinhaém e Maracaipe - Ipojuca/ Sirinhaém
APA Estuarina do Rio Formoso - Sirinhaém / Rio Formoso
APA Estuarina do Rio Carro Quebrado - Barreiros **
APA Estuarina do Rio Una - Barreiros/ São José da Coroa Grande
Federais:
Reserva Extrativista (Resex) Acau Goiana - Goiana
Área de Proteção Ambiental (Apa) Costa dos Corais - São José da Coroa Grande/ Barreiros/ Tamandaré/ Rio Formoso
Municipais:
Área de Proteção Ambiental (Apa) Nova Cruz - Igarassu
Parque Forte de Tamandaré - Tamandaré
Parque Natural Municipal dos Manguezais - Recife
Estudos estão sendo realizados para a criação das unidades de conservação Engenho Ilha (localizada na extremidade norte do território de Suape, na zona estuarina dos Rios Pirapama e Jaboatão, nos limites do município do Cabo de Santo Agostinho, divisa com o município de Jaboatão dos Guararapes) e Engenho Tiriri (localizado no município de Cabo de Santo Agostinho).
Nenhum comentário:
Postar um comentário