sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Reunião do CONSEMA em Garanhuns está em seu segundo dia

Este é o segundo dia da LXVI reunião ordinária do CONSEMA/PE.

No primeiro dia, 20 de outubro, foi feito um conjunto de apresentações por membros da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e do Conselho, conforme a pauta definida anteriormente e resumo a seguir:

a) a estrutura da SEMAS foi apresentada pelo Secretário Executivo Hélio Polito, para conhecimento dos participantes das regiões Mata e Agreste - prefeitos e secretários municipais e outros interessados;

b) apresentação, pelo Ministério Público de Pernambuco, da "Rede Meio Ambiente e Patrimônio - MAP", patrocinada pela UNESCO, pelo Ministério Público e várias outras entidades; http://www.mp.pe.gov.br/index.pl/20112705_rede

c) apresentação, por Mariana Melo, da SEMAS, do "Panorama da Gestão de Resíduos Sólidos em Pernambuco" e do "Projeto Recicleta - Garanhuns na trilha da ecocidadania"; fotos da apresentação do veículo aos membros do CONSEMA podem ser vistos em https://plus.google.com/u/0/photos/114223801142071734223/albums/5669308929185326353?hl=pt-BR

d) o Complexo Industrial-Portuário de Suape não pôde fazer a apresentação intitulada "Projeto Suape Sustentável" e relatar "o andamento do passivo ambiental, com o balizamento técnico e legal utilizados e seus procedimentos", tendo se comprometido a fazer a apresentação e o relato na próxima reunião do CONSEMA/PE.

Na apresentação da Secretaria pelo Secretário Executivo Hélio Polito, foram destacadas cinco áreas da gestão ambiental de Pernambuco, que vêm sendo foco de formulação e implementação de políticas ambientais estaduais:

i) desertificação;
ii) mudanças climáticas;
iii) gerenciamento costeiro;
iv) resíduos sólidos;
v) gestão florestal.

O Secretário mencionou, ainda, como objeto de proposta de política em elaboração, o pagamento de serviços ambientais. Quanto às Unidades de Conservação (UC), anunciou o início, em julho último, do processo de implantação, ao longo dos próximos três anos, de 67 Unidades de Conservação já criadas por legislação específica. No que se refere à Caatinga, registrou a definição, em andamento, de um número entre 5 e 13 UCs a serem criadas e implantadas nesse bioma.

2 comentários:

  1. caro colega Ivo! Não há surpresa nenhuma no fato de Suape não ter feito sua apresentação. Não faz seu dever de casa a pelo meno 30 anos! Saudações!

    ResponderExcluir
  2. Prezado colega Clemente

    É fundamental que pessoas como você liderem a pressão da sociedade para que as mudanças com relação à interação homem-natureza ocorram com velocidade.
    As transformações no território de Suape estão exigindo, há muito tempo, essa velocidade.
    Ivo.

    ResponderExcluir